Jornalista é detido por policiais enquanto cobria manifestação estudantil no Chile

Na última quinta-feira (15/3) a Associação de Correspondentes da Imprensa Internacional no Chile repudiou a detenção do profissional estrangeiro Ricardo Uribe durante a cobertura de um protesto estudantil na capital Santiago.

De acordo com Mauricio Weibel, presidente de União Sul-americana de Correspondentes, o cinegrafista Ricardo Uribe, da NTN 24 da Colômbia, foi preso pela Polícia Militar chilena nas imediações do Parque Bustamante de Santiago. Sob o pretexto de verificar a identidade do jornalista, a polícia o deteve e o manteve durante meia hora no interior de um veículo militar.

Segundo o site Prensa Latina, a detenção de Ricardo foi gravada, inclusive o ocorrido dentro do veículo.

“Lamentamos que até agora tenha sido impossível acertar medidas de trabalho e colaboração com os policiais militares, para resolver um problema que gera um dano grave aos direitos da comunicação e a liberdade de opinião e expressão”, disse Weibel.

Alberto Pando, jornalista da NTN 24 no Chile, afirmou que a detenção de Ricardo Uribe ocorreu enquanto gases, jorros de água e paus eram jogados contra os estudantes, que não estavam nem encapuzados, nem fazendo barreiras, simplesmente agrupados no parque.”

(Portal Imprensa)


Deixe um comentário