Jornalista é detido por policiais enquanto cobria manifestação estudantil no Chile

Na última quinta-feira (15/3) a Associação de Correspondentes da Imprensa Internacional no Chile repudiou a detenção do profissional estrangeiro Ricardo Uribe durante a cobertura de um protesto estudantil na capital Santiago.

De acordo com Mauricio Weibel, presidente de União Sul-americana de Correspondentes, o cinegrafista Ricardo Uribe, da NTN 24 da Colômbia, foi preso pela Polícia Militar chilena nas imediações do Parque Bustamante de Santiago. Sob o pretexto de verificar a identidade do jornalista, a polícia o deteve e o manteve durante meia hora no interior de um veículo militar.

Segundo o site Prensa Latina, a detenção de Ricardo foi gravada, inclusive o ocorrido dentro do veículo.

“Lamentamos que até agora tenha sido impossível acertar medidas de trabalho e colaboração com os policiais militares, para resolver um problema que gera um dano grave aos direitos da comunicação e a liberdade de opinião e expressão”, disse Weibel.

Alberto Pando, jornalista da NTN 24 no Chile, afirmou que a detenção de Ricardo Uribe ocorreu enquanto gases, jorros de água e paus eram jogados contra os estudantes, que não estavam nem encapuzados, nem fazendo barreiras, simplesmente agrupados no parque.”

(Portal Imprensa)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: