Semana Nacional da Comunicação tem atividades em vários Estados

A FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas realizam, de 18 a 23 de outubro, a Semana da Comunicação com o tema “Conselho Nacional de Comunicação e Diploma para jornalista: regulamentações necessárias à democracia”. Acompanhe, a seguir, a movimentação em alguns Estados.

Em Pernambuco, o Sindicato dos Jornalistas promoveu na quinta-feira (14/10) um ato em favor do diploma em frente ao Diário de Pernambuco e outro na frente da TV Jornal. A iniciativa mobilizou a categoria diante da intransigência dos patrões que, além de não compareceram à audiência na Superintendência Regional do Trabalho, agendada para o dia anterior, para debater a pauta de reivindicações dos jornalistas, insistem em retirar do acordo a cláusula que garante apenas a contratação de pessoas formadas em Jornalismo para trabalhar nas redações.

O Sindicato do Ceará promoveu café da manhã nesta segunda-feira (18/10) com a bancada cearense no Congresso Nacional, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Fortaleza, além dos diretores da entidade e coordenadores dos cursos de Jornalismo. Entre os presentes, estavam o senador eleito pelo PT José Pimentel, o senador Inácio Arruda (PC do B), relator da PEC no Senado, e os deputados federais Eudes Xavier (PT) e Mauro Benevides (PMDB), que é jornalista.

De 18 a 21 de outubro, na Universidade Federal do Espírito Santo, haverá a 5ª Semana pela Democratização da Comunicação, com debates sobre o papel da comunicação e a disputa pelos rumos da sociedade. A programação, disponível no site do Sindicato dos Jornalistas, contará com debates, oficinas, atrações culturais, lançamento de livro e mostra de vídeo.

O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas promove nesta segunda-feira, às 19 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários (Centro de Maceió), seminário com o tema “Conselho Nacional de Comunicação e Diploma para jornalista – Regulamentações necessárias para a Democracia”. O evento contará com a participação de parlamentares, coordenadores de cursos de Jornalismo, governo, estudantes e entidades que participaram da mobilização da Confecom. E no dia 21, o Sindicato entrega a Carta Compromisso com as deliberações da 1ª Confecom aos candidatos Teotônio Vilela Filho (PSDB) e Ronaldo Lessa (PDT), que disputam o 2º turno ao governo do Estado.

Em Santa Catarina, a programação começa dia 19, às 11 horas, com coleta de assinaturas no abaixo-assinado contra o oligopólio de mídia do Grupo RBS, no Centro de Florianópolis. No dia 21 haverá debates nos cursos de Jornalismo da Estácio de Sá e da Unisul – Pedra Branca. Já nos dia 26 e 27 haverá visitas a locais de trabalho em Joinville, debate no Ielusc e entrevistas a veículos de comunicação.

O Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul promove, de 18 a 22 de outubro, distribuição de documento e panfleto relacionado a Semana da Comunicação nas redações e Universidades. No dia 21, às 19 h, o presidente da entidade, José Nunes, participa de debate na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. E no dia 23, às 10h, haverá debate na Associação Riograndense de Imprensa com os parlamentares jornalistas eleitos Ana Amélia Lemos (Senadora /PP), Paulo Pimenta (Deputado Federal/PT), Manuela D´Ávila (Deputada Federal/PCdoB), Paulo Borges (Deputado Estadual/DEM) e Luciano Azevedo (Deputado Estadual/PPS).

No Rio de Janeiro, o Movimento Rio Pro Confecom prepara para esta semana uma grande panfletagem na Central do Brasil. Às 19 horas do dia 22, no auditório do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, haverá debate sobre a liberdade de expressão e controle público da mídia com a participação de representantes da ARFOC, FNDC e FENAJ. O Sindicato também prepara para a próxima semana, com data e local a definir, debate sobre regulamentação profissional e diretrizes curriculares de Jornalismo.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: