Brasil é 1º país da América do Sul a receber Google Street View

O Google lançou oficialmente nesta quinta-feira (30) no Brasil o Google Street View, serviço que disponibiliza imagens panorâmicas de ruas de cidades brasileiras. Desde 2009, a empresa vem tirando fotos de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte – esta última localidade também inclui as cidades históricas Congonhas, Mariana, Tiradentes, Diamantina, São João Del Rei e Ouro Preto.

O site, que funciona junto aos serviços Google Maps e Google Earth, estará disponível a partir de hoje para 1% dos usuários; até segunda-feira (4), prometeu a empresa, 100% dos internautas brasileiros terão acesso às fotos panorâmicas. A ideia é cobrir todas as cidades-sede da Copa do Mundo até 2014.

Como usar o Street View

Para usar o Street View, o usuário deve acessar o Google Maps (serviço de mapas do Google), digitar a localidade que quer visualizar. Em seguida, o internauta deve arrastar o Pergman, boneco amarelo do Street View que fica na barra de zoom, para a rua ou avenida. Lembrando que o Street View não cobre apenas regiões centrais
Google lança no Brasil serviço de fotos panorâmicas Street View
Após a coleta, a empresa junta as fotos tiradas para criar o efeito panorâmico, de visão de 360º (câmeras instaladas nos carros conseguem capturar as imagens estáticas em todos esses ângulos). O Google ainda conta com uma tecnologia específica para desfocar os rostos de todos os pedestres e placas de carros que foram fotografados – se por acaso alguns desses elementos forem exibidos nitidamente, o usuário pode comunicar o erro ao Google via link na própria imagem.

Para cobrir os 150 mil quilômetros de vias já fotografadas, o Google usou 30 carros modelo Fiat Stillo. A empresa ainda planeja usar o Trike, triciclos que permitem acesso a lugares restritos a veículos.

A empresa vai disponibilizar um serviço interativo no qual o usuário poderá sugerir destinos que ele queira que sejam cobertos pelo Street View. Para isso, o internauta deverá acessar o site http://www.exploreostreetview.com.br e clicar em “Lugares Imperdíveis”.

Polêmica
Ainda que o serviço permita que o internauta “visite” de perto pontos turísticos de outros países, o Google Street View foi alvo de polêmica pela questão da privacidade. Aliás, o serviço foi até acusado de roubar informações de redes sem fio, durante “as sessões de fotografia” dos carros do Street View.

Países como Estados Unidos, Alemanha, França e China foram afetados pela coleta “acidental” de dados privados. O Google afirmou que iria conversar com reguladores nos países afetados sobre a melhor forma de se desfazer dessas informações, que a empresa afirma nunca ter utilizado.

Outro problema relacionado ao mesmo assunto foi com o governo alemão. Eles acharam que o fato de o Google passar com um carro e tirar fotos de vários lugares poderia invadir a privacidade de pessoas que caminham pela rua ou até mostrar placas de veículos fotografados. (UOL Tecnologia)


Uma resposta para “Brasil é 1º país da América do Sul a receber Google Street View

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: