Os dez mandamentos do jornalista


A lista de mandamentos abaixo foi formulada pelo jornalista Jim Lehrer:

“Não faço nada que eu não possa defender
Cubro, escrevo e apresento cada história com o mesmo cuidado que gostaria de ver se a história fosse sobre mim
Considero que há, pelo menos, um outro lado ou versão para cada história
Considero que o leitor/espectador é tão inteligente e bom como pessoa quanto eu sou
Considero o mesmo sobre todas as personagens e fontes de minhas matérias (isso vale até pros políticos corruptos)
Considero que as vidas pessoais são assunto privado, a menos que uma guinada legítima na história demande o contrário
Separo cuidadosamente as opiniões e análises do noticiário e rotulo explicitamente cada um
Não uso fontes anônimas ou aspas sem dono, exceto em ocasiões raras
Ninguém deve ser jamais permitido a atacar outra pessoa anonimamente
Eu não estou no ramo do entretenimento.” (Novo em Folha)


Deixe uma resposta

