Documentários debatem sobre aquecimento global [grátis]

No Centro Cultural São Paulo (Metrô Vergueiro), a partir do dia 08/10, uma série de documentários discutirá a questão do “Aquecimento Global“. São diversos filmes, em vários horários e dias. Além de ser gratuito, a indicação também vale para: “Uma verdade inconveniente: Documentário em que o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore apresenta uma advertência e uma visão do futuro de nosso planeta e nossa civilização por causa do aquecimento global”.

Abaixo a descrição do evento e o link para a programação completa:

 

 

 

Este mundo é meu! E as sete sementes…*
O aquecimento global
de 8 a 16/10

O ciclo discute, a partir de mostra audiovisual e debate, um tema fundamental e contemporâneo aquecimento global – gênese, causas, efeitos, perspectivas para o futuro.

*Sete sementes: arte, espiritualidade, educação, ética, cultura, ciência e participação.

Idade recomendada: 14 anos – retirada de ingressos: uma hora antes de cada sessão – Sala Lima Barreto – entrada franca

http://www.centrocultural.sp.gov.br/programacao_cinema.asp

dia 11/10 – sábado
16h
Aquecimento global 13 – impactos para saúde

(Globo Ecologia/Canal Futura – 26min)
Neste episódio o pesquisador Ulisses Confalonieri, da Fiocruz, revela que o aquecimento global agravará os problemas nutricionais e que a contaminação da água aumentará a transmissão de doenças endêmicas e intensificará os efeitos da poluição no nosso organismo.

Aquecimento global 14 – eventos climáticos extremos
(Globo Ecologia/Canal Futura – 26min)
Explicação de como o aquecimento global vai provocar mais desastres naturais. No episódio também são mostradas as causas e conseqüências do primeiro furacão brasileiro, o Catarina, que devastou o Litoral Sul, e é exibido o aparelho que ajudará a prever os temporais que castigam a cidade de São Paulo.

Aquecimento global 15 – energias do futuro
(Globo Ecologia/Canal Futura – 26min)
O episódio aborda a polêmica energia nuclear e a corrida mundial por fontes renováveis de energia. Um exemplo vem do interior de São Paulo, onde o bagaço da cana-de-açúcar gera eletricidade.

18h
Aquecimento global 16 – construção e lixo

(Globo Ecologia/Canal Futura – 26min)
O impacto do lixo e das construções nas cidades. Em Nova Iguaçu, um aterro aponta uma solução: o tratamento adequado dos resíduos evita a contaminação ambiental e a liberação de gás metano. No episódio, participação de especialistas em construção sustentável e apresentação de novas tecnologias que reduzem o desperdício e economizam recursos naturais.

Aquecimento global 17 – o transporte na cidade
(Globo Ecologia/Canal Futura – 26min)
Alternativas para diminuir o impacto dos transportes no clima. Neste episódio a cientista Suzana Kahn fala do fim da hegemonia dos automóveis e é exibido um depoimento de Fábio Feldman, ambientalista que se tornou o inimigo número um dos carros em São Paulo. E ainda é mostrado como o transporte não motorizado luta por seu espaço nas ruas e avenidas de Duque de Caxias (RJ).

Aquecimento global 18 – consciência ambiental
(Globo Ecologia/Canal Futura – 26min)
No programa, iniciativas de mobilização contra o aquecimento global e a importância da educação para despertar responsabilidades.

20h
Uma verdade inconveniente

(An Inconvenient Truth, EUA, 2006, cor, 96min – suporte DVD)
direção: Davis Guggenheim
Documentário em que o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore apresenta uma advertência e uma visão do futuro de nosso planeta e nossa civilização por causa do aquecimento global.


dia 12/10 – domingo

16h
Aquecimento global 19 – desmatamento

(Globo Ecologia/Canal Futura – 26min)
O desmatamento é o principal responsável pela posição que o Brasil ocupa no mundo (4º quarto lugar) em emissões de gases que causam o efeito estufa. O programa mostra a evolução do problema nas últimas décadas na região amazônica e apresenta alternativas sustentáveis que evitam a derrubada das árvores.

Aquecimento global 20 – agricultura e pecuária
(Globo Ecologia/Canal Futura – 26min)
O episódio aborda como agricultura e pecuária contribuem para o aquecimento global e por que elas também serão afetadas pelo problema.

Aquecimento global 21 – a nova economia
(Globo Ecologia/Canal Futura – 26min)
O programa mostra o impacto do aquecimento global no mundo dos negócios e o surgimento da nova economia, baseada na sustentabilidade. Especialistas analisam os caminhos do Mercado de Créditos de Carbono, que movimentou US$30 bilhões em 2006.

18h
Aquecimento global 1 – história do conhecimento

(Globo Ecologia/Canal Futura – 26min)
Primeiro programa da série que faz uma viagem no tempo para contar o processo de aquecimento na terra e revelar a história das pesquisas cientificas sobre o fenômeno.

Aquecimento global 2 – o que aquecimento global? Que fenômeno é esse?
(Globo Ecologia/Canal Futura – 26min)
O que é aquecimento global? Quais são os sinais desse fenômeno? É a primeira vez que ele acontece? Essas e outras dúvidas sobre o problema ambiental mais debatido do mundo são respondidas neste episódio.

Aquecimento global 3 – cenários para o futuro
(Globo Ecologia/Canal Futura – 26min)
O episódio revela as conclusões do último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental em Mudança do Clima) sobre as mudanças climáticas em curso no planeta. Participação do cientista Paulo Artaxo, colaborador do IPCC, e de José Antônio Marengo, coordenador da pesquisa brasileira, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Aquecimento global 4 – uma ameaça as espécies tropicais
(Globo Ecologia/Canal Futura – 26min)
A mudança climática não ameaça apenas os seres que vivem no frio, como o urso polar. Esse episódio mostra que espécies tropicais também correm risco de extinção por causa do aquecimento.

20h
Ecologia

(Brasil, 1974, cor, 13min – suporte DVD)
direção: Leon Hirszman
Documentário pioneiro que trata dos elementos causadores da poluição e seus efeitos sobre o homem e a natureza. Denuncia a utilização indiscriminada dos recursos naturais por diversas indústrias.

Mudanças do clima, mudanças de vidas
(Brasil, 2006, cor, 51min – suporte DVD)
direção: Todd Southgate – produção: Greenpeace
Durante meses equipes do Greenpeace viajaram por todo o Brasil documentando os impactos das mudanças climáticas em diversas regiões. O resultado foi um filme com imagens da seca, inundação e destruição, além de depoimentos de pessoas no Sul, na Amazônia e no Nordeste que sofreram, sofrem ou sofrerão com essas alterações.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: