Prêmio Imprensa Embratel divulga as reportagens finalistas de 2008

Redação Portal IMPRENSA

A organização do Prêmio Imprensa Embratel – que neste ano bateu o recorde de inscrições, com 1.231 reportagens de 1.116 jornalistas – divulgou nesta sexta-feira (12) a relação das 51 reportagens finalistas da décima edição.

Os trabalhos finalistas estão concorrendo a premiações que totalizam R$ 166 mil, distribuídos em 17 diferentes categorias (nacionais, tecnologia da informação/comunicações/multimídia e regionais), além do Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho.

Na categoria Reportagem de Jornal/Revista (Tema Livre), concorrem Carol Medeiros e Maria Luisa Barros, do jornal O Dia (RJ), com a reportagem “Apagão no ensino médio“; Walter Nunes, Guilherme Evelin e Andréa Leal, da revista Época (SP), com “Lugar de corrupto não é na cadeia“, e Soraya Aggege e José Casado, do jornal O Globo (RJ), com “O general do Papa“.

Em Jornalismo Cultural, os finalistas são Mônica Sanches e Sandra Moreyra, da Globo News (RJ), com o trabalho “1808 – a corte no Brasil“; Fabiana Sobral, Daniela Dariano e equipe, do jornal O Dia (RJ), com “200 anos – A Família Real e a viagem que mudou a história do Brasil“, e Narrimann Sible, Graziela Azevedo, Júlio Mosquéra, Sônia Bridi e Sandra Passarinho, da TV Globo (RJ), com “Oscar Niemeyer: 100 anos“.

Na categoria Jornalismo Investigativo disputam o prêmio Carla Rocha, Dimmi Amora, Fábio Vasconcellos, Sergio Ramalho, Paulo Motta, Angelina Nunes, Mauro Ventura, Bernardo Mello Franco, Paula Autran, Jailton de Carvalho e Ruben Berta, do jornal O Globo (RJ), com “A ditadura nas favelas“; Fábio Diamante, do SBT (SP), com “Cocaína. Cidade refém“, e Natanael Damasceno, Ruben Berta e Vera Araújo, do jornal O Globo (RJ), com “Dimenor, os adultos de hoje“.

Em Reportagem de Rádio, concorrem Lívia Carla, da Rádio Mec (RJ), com “40 anos de 1968“; Sergio Vieira, da Rádio Senado (DF), com o trabalho “A gota de sangue – histórias de uma poetisa menina de rua“, e Cid Martins e Fábio Almeida,da Rádio Gaúcha (RS), com “Tráfico de armas“.

Em Reportagem Cinematográfica, os finalistas são Rogério Lima, da TV Globo (RJ) (“Caça ou caçador?“); Francisco Maffezoli Jr, da TV Globo (SP) (“Jalapão do Tocantins“), e Lumi Zúnica, da TV Record (SP) (“Onde e como ser assaltado em São Paulo“).

Na categoria Reportagem Esportiva, concorrem Marcelo Gomes e José Trajano, da TV ESPN Brasil (SP), com a reportagem “Brasil olímpico – uma prestação de contas à sociedade“; Marcelo Cavalcante, do Jornal do Commercio (PE), com “Educação em jogo“, e Matheus Carvalho, da TV Bahia (BA), com “Juvenal, o zagueiro esquecido”.

Na categoria Reportagem Fotográfica, os finalistas são Luiz Vasconcelos, do jornal A Crítica (AM), com “Expulsos da terra – Índio perde guerra“; Marcelo Régua, do jornal O Dia (RJ), com “Retrato trágico do Brasil das armas“, e Fábio Motta, do jornal O Estado de S. Paulo (RJ), com “Seqüestradores em ação“.

Em Responsabilidade Socioambiental, estão disputando o prêmio Paulo Marqueiro, Tulio Brandão, Elenilce Bottari e Daniel Engelbrecht, do jornal O Globo (RJ), com “A impunidade é verde“; Silvia Bessa, do jornal Diário de Pernambuco (PE), com “O Brasil que mais vai sofrer com o aquecimento“, e Lúcio Vaz, do jornal Correio Braziliense (DF), com “O preço da desvastação“.

Em Reportagem de TV, disputam Marcelo Canellas, da TV Globo (DF), com o trabalho “Generosidade“; Arnaldo Duran, da TV Record (RJ), com “Pará – terra sem lei“, e Marcelo Canellas, da TV Globo (DF), com “Terra do meio“.

Na categoria Reportagem Econômica, concorrem Luciana Rodrigues, Fabiana Ribeiro, Aguinaldo Novo e Geralda Doca, do jornal O Globo (RJ), com “Apagão de mão-de-obra – Sem fôlego para crescer“; Fabiana Ribeiro, Henrique Gomes Batista, Lino Rodrigues e Higino Cosme Barros, do jornal O Globo (RJ), com “Desemprego zero“, e Vicente Nunes, Edna Simão, Luciana Navarro, Ricardo Allan, Marcelo Tokarski, Luciano Pires, Mariana Flores e Luis Osvaldo Grossmann, do jornal Correio Braziliense (DF), com “Quando o Brasil cresce“.

Em TI, comunicação e multimídia – Veículo especializado, concorrem Rovênia Amorim, do jornal Correio Braziliense (DF), com “A informática na escola“; Silvia Angerami, da revista Decision Report (SP), com “De onde vem e para onde vai a nova internet?“, e Roberta Gonçalves, da revista Decision Report (SP), com “Informação vital“.

Na categoria TI, comunicação e multimídia – Veículo não-especializado, disputm o prêmio Vandeck Santiago, do jornal Diário de Pernambuco (PE) (“A desconhecida saga das parabólicas no sertão“); Carol Medeiros, Daniela Doriano e Flávia Salme, do jornal O Dia (RJ) (“Luz, câmera, educação!“), e Flávio Fachel e Rodrigo Alvarez, da TV Globo (RJ) (“O crescimento do uso do computador e da internet, e o poder dessas ferramentas“).

Em Regional Centro-Oeste, os finalistas são Érika Klingl e Izabel Toscano, do jornal Correio Braziliense (DF) (“Direitos roubados“); Lílian Tahan, Ana Maria Campos, Izabelle Torres e Edson Luiz, do jornal Correio Braziliense (DF) (“Máfia da morte“), e Vinicius Jorge Sassine, Deire Assis, Marília Assunção e Carla Borges, do jornal O Popular (GO) (“Pesquisa revela mutações em vítimas do césio“).

Na categoria Regional Norte, concorrem Alinne Passos e equipe, da TV Record (PA) (“Arsênio – vidas contaminadas“); Elendrea Cavalcante, do jornal Amazonas Em Tempo (AM) (“Índios – especial Alto Solimões“), e Antonio Ximenes, do jornal A Crítica (AM) (“Sob risco de extinção“).

Na categoria Regional Nordeste, disputam o prêmio Silvia Bessa, do jornal Diário de Pernambuco (PE), com “Dias melhores virão?“; Claudia Ribeiro, Demitri Túlio, Luiz Henrique Campos e Rafael Luís, do jornal O Povo (CE), com “Mares, desertos e chuvas do sertão“, e Julliana de Melo, do JC OnLine (PE), com “Violência velada“.

Na Regional Sul, estão na final Carlos Wagner, do jornal Zero Hora (RS) (“Camicases do asfalto“); Tiago Eltz, RPC-TV (PR) (“Infância roubada no campo“), e Viviane Bevilácqua, do jornal Diário Catarinense (SC) (“Os excluídos“).

Na categoria Regional Sudeste, concorrem Leida Reis, Ana Paula Lima, Gabi Santos e Mateus Parreiras, do jornal Hoje em dia (MG) (“A favela é do bem“); Paulo Henrique Amorim, da TV Record (SP) (“Caveirão“), e Alfredo junqueira, Mahomed Saigg e Ricardo Vilaverde, do jornal O Dia (RJ) (“Fantasmas da Alerj – o escândalo do auxílio educação“).

As informações pelos telefones (02121) 2121 2605 / 2601 – E-mail selecaopremio@arfoc.org.br


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: