Google anuncia esforço para digitalizar milhões de páginas de jornais antigos

Redação Portal IMPRENSA

Para disponibilizar imagens originais de jornais históricos na Internet, o Google aumentou os esforços para digitalizar milhões de páginas de arquivos de notícias, através de parcerias com as editoras responsáveis pelas publicações.

A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (08), e tem o objetivo de aumentar a quantidade desses arquivos no Google News Archive. Há dois anos a empresa de internet já indexa reportagens dos jornais The New York Times e Washington Post. Agora, o esforço envolverá todos os jornais dos EUA e do Canadá, desde o Pittsburgh Post-Gazette até o Quebec Chronicle-Telegraph – mais antigo jornal da América do Norte, publicado por 244 anos.

De acordo com a agência de notícias Reuters, Punit Soni, gerente de produto do Google, afirmou que “não apenas será possível encontrar essas notícias, mas também visualizá-las exatamente da forma como elas foram publicadas na época, com fotogramas, títulos, artigos, anúncios e tudo”.

A ação é semelhante ao Google Book Search, que digitaliza os livros mais antigos, já fora de circulação, das maiores bibliotecas do mundo.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: