Leitores no Brasil são incentivados pela escola (Por Bruno Palmito)

O acesso a bibliotecas das escolas desperta nos jovens o interesse pela leitura

O índice nacional de leitura no Brasil é de 1,8 livros per capita por ano, resultado inferior à média de 2,4 livros da Colômbia e de sete livros da França.

 

A centralização do papel da escola em influenciar o hábito da leitura faz a diferença. Pois 55% da população brasileira considerada leitores, pela pesquisa do Plano Nacional do Livro e da Leitura, 54% são estudantes e 70% tem formação escolar.

 

Outro indicativo é que os estudantes lêem 3,4 livros, num total de 4,7 que são indicados pela escola. Sendo que apenas 1,3 livros não fazem parte do universo escolar. A escola facilita o acesso à leitura com suas bibliotecas e outros equipamentos culturais como a navegação na internet em busca de livros disponibilizados gratuitamente.

 

O Brasil como um país privilegiado para a formação de leitores abriga também um dos maiores eventos do mundo da leitura – A Bienal Internacional do Livro, que neste ano chegou a sua 20a edição.

 

Realizado pela Câmara Brasileira do Livro, a bienal conta, em 2008, com 350 expositores, sendo 73 estrangeiros. Com mais de dois milhões de livros à venda a feira trás para esse ano quatro mil lançamentos. Espaços culturais na bienal promovem discussões com a participação de 50 convidados vindos de 14 países, os debates abrangem o centenário da morte de Machado de Assis, 200 anos da indústria do livro no Brasil entre outros assuntos.

 

Mais informações: www.bienaldolivrosp.com.br


3 respostas para “Leitores no Brasil são incentivados pela escola (Por Bruno Palmito)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: